fbpx

Os 3 erros mais comuns de quem não consegue o auxílio-doença

Ei pessoal, só quem passou por essa situação, sabe o quanto é desesperador estar incapacitado para o trabalho e, mesmo assim, ter o benefício negado pelo INSS.

Em muitos casos, a pessoa fica sem renda e sem condições de cobrir as despesas básicas como alimentação, luz, água, etc.

Quando o INSS NEGA O AUXÍLIO-DOENÇA, o PIOR CAMINHO é entrar com recurso dentro do INSS ou aguardar 30 dias para agendar uma nova perícia.

Isso porque nessas 2 situações é o próprio INSS que vai reavaliar o caso, ou seja, muito provavelmente o indeferimento vai ser confirmado (isso quando a demora na análise não chega a 6,8,10 meses).

A melhor opção é atualizar a documentação médica e entrar com uma ação judicial!

Relatório Médico adequado:

-Converse com o seu médico, explique que vai passar por perícia médica e precisa de um relatório médico específico contendo as seguintes informações:

-Histórico da doença (com CID): informando quando surgiu a patologia e se houve agravamento

-PRINCIPAL: atestar que a doença causou INCAPACIDADE PARA O TRABALHO! Vamos relembrar? DOENÇA NÃO GERA BENEFÍCIOS, o que importa é a INCAPACIDADE!

-Indicar um tempo mínimo de afastamento ou se a incapacidade é permanente.

-Nome do paciente e data da consulta.

-Assinatura e carimbo do médico.

OBS: o laudo médico pode ser de consulta particular ou do SUS.

Orientações que  fazem diferença numa perícia médica:

-ORGANIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO MÉDICA: organizar os documentos médicos começando pelo documento mais antigo ajuda a comprovar a evolução da doença e da incapacidade

-NÃO EXAGERE SINTOMAS: fingir ou exagerar sintomas apenas vai atrair a desconfiança do perito, relate apenas o que você realmente está sentindo.

-RESPONDA APENAS O QUE FOR PERGUNTADO: não tente explicar demais, responda apenas o que for perguntado pelo perito, sempre tentando demonstrar que a doença está impossibilitando você de trabalhar.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *