Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente)
O que é?
Requisitos para concessão
Para que possa fazer jus a concessão do benefício de incapacidade permanente, o requerente deverá demonstrar, no momento do pedido administrativo, os seguintes requisitos:
Para comprovar a incapacidade permanente para as atividades laborativas, o requerente deverá apresentar documentação médica (laudos, exames e receitas médicas) que comprove que a lesão e/ou a doença está impedindo de laborar permanentemente.
Quem possui direito?
Possui o direito de receber o benefício por incapacidade permanente, aquele que demonstrar estar em condição de segurado (a), ou em seu período de graça, em tempo que está acometido por lesão ou doença que o incapacite, total e de maneira permanente para o labor, através de documentação médica.
Quais documentos necessários para requerer o benefício?
Para solicitar o benefício de incapacidade permanente, faz-se necessário apresentar documentos de identificação pessoal do (a) requerente, bem como a documentação médica que comprove a incapacidade definitiva para o labor, vejamos:
- Documento de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Comprovante de residência;
- Senha GOV;
- Declaração de Último Dia Trabalhado (DUT), para os trabalhadores empregados;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Laudos médicos;
- Exames médicos;
- Receituários;
- Declaração de Acolhimento em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
- Prontuários médicos;
- Comprovantes de Internação;
- Outros documentos médicos que comprovem a incapacidade para o labor.